domingo, 1 de março de 2009

Jornada nas Besteiras.

Eu vou dar inicio a uma coluna revelando os problemas com os filmes, é bem simples, como sou um chato de carteirinha e sempre acho erros durante o filme, vou escrever sobre as perolas que os diretores fazem!
Para inaugurar a coluna vou falar do filme Jornada nas Estrelas (Star Trek) criado pelo produtor e roteirista Gene Roddenberry na década de 60. O Universo de Star Trek é formado seis séries televisivas, dez filmes para o cinema, livros, desenho animado, enciclopédias, dicionários, manuais técnicos (as naves e objetos), textos científicos e filosóficos, alguns jogos de computador e até um parque temático em Las Vegas.
A historia se passa em um ponto na historia da humanidade após ela ter desenvolvido uma tecnologia para realizar viagens espaciais mais rápidas que a velocidade da luz (299 792 458 metros por segundo no vácuo, ou 1 079 252 848,8 quilômetros por hora).
Isso significa que a Enterprise, viaja a míseros 299 792 458 metros por segundo, até ai se tivermos uma tecnologia avançada e conseguirmos armazenar energia suficiente seria possível. Se levarmos em conta a estrela mais próxima de nosso sistema solar a Alfa de Centauri ou Alfa de Centauro como é conhecida, esta a pouco mais de 4 anos-luz (37 842 144 828 272 064 de metros) da Terra, isso significa que a Enterprise iria levar 4 anos viajando na velocidade da luz para chegar até ela.
Até aqui qualquer um que fez até o primeiro colegial sabe esses valores, ou pelo menos deveria, o que o criadores de Star Trek se esqueceram é da Primeira lei de Newton, para aqueles que não lembram ai vai “Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele.”, beleza Denis e o que isso tem a ver com o filme? Muito simples!
Se a Enterprise viajar a somente 25% da velocidade da luz (74 948 114,5 metros segundo) ela iria levar cerca de três meses para freiar sem ser desintegrada, claro que se isso fosse colocado as series e os filmes iria ser intediosos, e por isso os criadores e produtores resolveram dar um gato na Primeira lei de Newton e criaram os amortecedores de inércia, que em muitos ataques eram danificados fazendo a tripulação ficar um pouco desequilibrada ao invés de virarem purê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário